quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE UM E-DICIONÁRIO DE TERMOS FRASEOLÓGICOS

O projecto de um E-Dicionário de Termos Fraseológicos pretende recolher o maior número possível de termos técnicos em uso na Fraseologia, nos textos académicos, nas bibliografias específicas dos estudos literários e culturais.

Possuirá uma base terminológica de dezenas de entradas, incluindo remissões, e abrange um elevado número de termos actuais e mesmo não dicionarizados ainda em nenhuma outra língua. Inclui também muitos termos estrangeiros que fazem parte da linguagem técnica da fraseologia, que no mundo lusófono se utilizam de forma variada.

Pobre do dicionário que nasça e viva sem discussão, pobre do dicionário que nasça perfeito, pobre do dicionário que não provoque diferentes leituras e, sobretudo, que não fique aberto a correcções e averbamentos. Conscientes destas fraquezas quase naturais num projeto desta envergadura, só com a leitura viva, crítica e construtiva de todos aqueles que o consultarem poderemos, gradualmente, ir aperfeiçoando a base terminológica.

A existência desta obra deve-se à solidariedade científica de todos os colaboradores e à convicção de quem acredita que é possível ir juntando ordeiramente ideias ao longo de vários anos, arrumando-as em estantes de palavras, ensaiando cada palavra até lhe encontrar um lugar digno, limpando-lhes o pó das dúvidas que todos os dias se acumulam, até ao dia em que a biblioteca electrónica de palavras ganha um rosto a que se chama, provisoriamente, e-dicionário.

Nesta data, o projecto está ainda em construção. Os verbetes vão sendo publicados à medida que a sua digitalização é concluída, sem prejuízo de uma revisão final e posteriores actualizações.

Direitos de autor / Copyright ©

Esta edição electrónica é gratuita para todos os utilizadores e não tem quaisquer fins lucrativos. Os autores dos artigos disponibilizam os seus textos sem reclamação de direitos de autor, neste formato de edição. Se algum autor desejar que se retire o seu verbete deste Dicionário, basta que o comunique ao organizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário